Não é de hoje que o campus da UFSM, em Camobi, é uma opção de lazer para muitos santa-marienses. Se durante a semana o caminhar é apressado, e com muitos livros nas mãos, aos finais de semana os trajes e o clima são outros. Há quem procure a pista de caminhada para se exercitar, e aqueles que se acomodam nos gramados para tomar mate ou "lagartear".
Este movimento intenso no campus é visto com bons olhos pela administração da universidade. E para que o uso do espaço seja aproveitado (ainda mais) pela comunidade, algumas melhorias na infraestrutura devem ser postas em prática ainda este ano.
Segundo o pró-reitor de Infraestrutura, Ricardo Rizzatti, alguns projetos já estão sendo executados e outros devem entrar em fase de licitação até o final de agosto. A ideia é que as melhorias sejam implementadas até o final deste ano.
Entre os projetos em execução, a construção de uma pista multiuso. Este espaço será destinado a prática de caminhas, andar de bicicleta, skate, roller, entre outros. Já implementado, próximo ao paradão, um local com água quente para o chimarrão.
Também está previsto a construção de banheiros para os visitantes. Atualmente estão sendo disponibilizados quatro banheiros químicos - dois em frente ao planetário e dois próximos ao prédio da Coperves.
Já no plano das ideias, há alguns projetos que devem se tornar realidade até o final do ano. Entre eles, a construção de uma concha acústica - uma equipe estuda qual a melhor localização para a construção. A Proinfra também planeja um sistema de empréstimo de bicicletas que servirá tanto para a locomoção de estudantes e servidores ao longo da semana, quanto para lazer aos finais de semana. Uma pista de skate também está nos planos.
Manutenção do patrimônio
O episódio do último domingo, em que um skatista alega ter sido agredido por um segurança do campus gera alguns questionamentos. Na versão do skatista, a dúvida é sobre o preparo dos profissionais que cuidam da segurança do local. Já na versão do segurança, haveria restrições no uso dos espaços do campus.
O pró-reitor de Infraestrutura explica: a função da equipe de vigilância deve garantir a segurança e preservar o patrimônio da instituição.
_ Os seguranças devem abordar os visitantes apenas se houver danos ao patrimônio, mas nada justifica uma agressão, afirma Rizzatti.